Como Conhecer Seu Estilo de Aprendizagem Pode Ajudar Você a Aprender Melhor
Você sabia que entender o seu estilo de aprendizagem pode fazer toda a diferença no seu aprendizado de inglês? Neste post, vou te mostrar como identificar se você aprende melhor de forma visual, auditiva ou cinestésica. Vou compartilhar dicas práticas que ajudam você a aprender de maneira mais eficaz, além de sugerir um teste para descobrir o seu estilo. Vamos juntos nessa jornada para aprender de forma mais inteligente!
EDUCAÇÃO
Luís Patrocínio
12/18/20243 min read
Você tem dificuldade em aprender o que professores de inglês (ou de outras matérias) te ensinam? Saiba que você não está sozinho! E, quem sabe, você só esteja aprendendo da maneira errada.
De acordo com a programação neurolinguística, existem diferentes estilos de aprendizagem. Em inglês, chamamos isso de VAK – Visual, Auditory, and Kinesthetic. Em português, é VAC – Visual, Auditivo e Cinestésico.
A teoria VAC, desenvolvida por Fernald, Keller e Orton-Gillingham, nos mostra que todos nós possuímos os três estilos de aprendizagem. No entanto, um deles tende a prevalecer. Ou seja, alguém pode ser mais visual, como eu, e menos auditivo e cinestésico, ou mais auditivo e menos visual e cinestésico, e assim por diante.
Quando sabemos qual é o nosso estilo de aprendizagem, nos conhecemos melhor e podemos adotar ferramentas que nos ajudem a aprender de forma mais eficaz – como, por exemplo, o inglês!
Um aluno com o estilo de aprendizagem visual é aquele que precisa ver para aprender. O estímulo visual é essencial. Como professor, para esses alunos, eu uso muitas ferramentas visuais: imagens para ilustrar vocabulário, linhas do tempo desenhadas para ensinar tempos verbais, gestos para ensinar conceitos como "antes" e "depois", e até mesmo histórias que estimulam a imaginação e ajudam na visualização do conteúdo. Ver, mesmo que na mente, o que está aprendendo é fundamental. Um exemplo que sempre dou aos meus alunos é sobre nomes. Eu raramente lembro o nome das pessoas, a não ser que o veja escrito e associe o nome ao rosto.
Outro estilo de aprendizagem é o auditivo. Ao contrário do visual, esses alunos não precisam de estímulos visuais, mas sim auditivos. Eles retêm informações principalmente ao ouvi-las. O tom de voz e a intonação são elementos que os professores podem usar para tornar os estímulos auditivos mais eficazes. Criar pequenas canções, brincar com ritmos, tudo isso pode fazer a diferença para os alunos que aprendem melhor com a linguagem falada.
Por fim, temos o estilo cinestésico, que geralmente é o mais desafiador para nós, professores (pelo menos para mim!). Alunos com esse estilo de aprendizagem precisam tocar, se mover e interagir fisicamente com o conteúdo para memorizar o que aprendem. Às vezes, o estímulo mental também ajuda bastante, mas depende de o aluno já ter se familiarizado com esse tipo de estímulo. Um exemplo que costumo usar é o de dirigir: imaginar-se dirigindo, mexendo as mãos e segurando o volante, trocando as marchas, pisando no acelerador. Eu também uso esse estilo quando canto, levantando as mãos e os dedos para acompanhar as notas e, assim, lembrá-las e alcançá-las.
Geralmente, uma boa aula mistura os três estilos, pois todos nós aprendemos de alguma forma através deles. No entanto, é mais importante que os alunos se conheçam, para que possam aproveitar melhor as atividades planejadas pelo professor ou até mesmo orientar o professor a usar mais os estímulos que os ajudem a aprender. Em aulas individuais, é possível moldar totalmente o conteúdo para o estilo do aluno, já em grupos, o ensino acaba sendo mais mesclado.
Mas como saber qual é o meu estilo de aprendizagem? Você deve estar se perguntando. Bem, existem alguns sites com testes prontos que ajudam a descobrir isso. Um deles foi desenvolvido pela Universidade Federal do Amazonas, e vou deixar o link para você fazer o teste.
Depois de fazer o teste, me diga: qual é o seu estilo de aprendizagem?












© Bespoke Bridge 2025. Todos os direitos reservados.
Política de Cookies


Inglês e Intercâmbio
SIGA-NOS NAS REDES
TRANSPARÊNCIA
ACESSO RÁPIDO
Usamos o

